Gratinado de Carne Moída e Berinjela


Minha amiga Camila reclama que quase tudo que faço na cozinha coloco a tal berinjela. A questão é que ela detesta berinjela (sem ao menos ter provado) e sempre pede para eu levar um pedaço do que fiz para ela experimentar.
O que as pessoas não conseguem aceitar é que eu realmente adoro berinjela. É a mais pura verdade. 
Eu não fico colocando esse delicioso vegetal em tudo para impedir a Camila de comer o que eu faço...rs 
Não entendo como tantas pessoas a repudiam. A berinjela é tão interessante na cozinha! Pode acompanhar massas, carnes ou ser apreciada numa salada. As possibilidades são infinitas.
Essa receita que eu fiz é uma opção de combiná-la com carne moída. Ficou show de bola!
Quando contei para a Camila o que fiz, ela fez argh. Começo a achar que ela é um caso perdido, mas um dia ela vai fazer Hummm quando disser o que fiz com uma berinjela. A esperança é a última que morre né?

Espero que vocês concedam uma chance a essa receita.

Até... Enjoy!




  • 2 berinjelas cortadas em rodelas
  • 500g de carne moída
  • 2 cebolas em rodelas finas
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 lata de tomate sem pele e sem semente
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 ovos batidos
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 copo de requeijão
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado
  • sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de Preparo:
  1. Deixe as rodelas de berinjela de molho em água salgada e gelada por uns 15 minutos. Escorra.
  2. Toste as rodelas de berinjela em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Retire-as e reserve.
  3. Na mesma frigideira, ponha a carne moída e frite por uns 5 minutos, mexendo até perder o tom rosado.
  4. Junte a cebola, o alho picado e a 1/2 lata de tomate.
  5. Mexa e adicione a salsa, o sal e a pimenta.
  6. Cozinhe por 30 minutos ou até a carne ficar macia.
  7. Tempere com a canela.
  8. Unte uma assadeira com azeite.
  9. Faça camadas de berinjela e carne, intercalando-as. O importante é que termine com uma camada de berinjela.
  10. Bata os ovos e junte o requeijão. Bata novamente. Tempere com sal e pimenta.
  11. Despeje sobre a berinjela.
  12. Polvilhe o queijo ralado.
  13. Asse em forno médio, 200ºC, até dourar.


2 comentários:

  1. Oi Carol,
    Eu também sou fã de berinjela e essa já vai pra minha "to do list".
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Uma bela refeição, bem gostosa.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir