Bolo de Amêndoas



Sempre que tenho tempo faço incursões à loja Casa Pedro. Ela vende vários produtos alimentícios a granel: temperos, castanhas, conservas, frutas secas, chocolates, cereais, especiarias, produtos naturais, etc. Também vende azeites, bebidas, enlatados... Ou seja, entrar na Casa Pedro é a certeza de gastar dinheiro..rs São muitos itens com bons preços. Vale muito a pena conhecer e comprar lá.

Então...
Dia desses fui até essa loja e adquiri amêndoas. Sem nenhuma receita em mente para fazer, mas estava super em conta e não resisti. Hoje resolvi que tinha que fazer algo com ela, porque com o calor que está fazendo no Rio de Janeiro (apesar de estarmos no inverno !) corria o risco dessas oleaginosas estragarem.
Comecei a "navegar" pela net e encontrei uma receita tentadora no blog Simplesmente Delícia, da Flavia Pantoja. Ela diz que esse bolo é fácil, sofisticado e perfeito para os amantes de amêndoas. Isso que eu li foi o suficiente para me convencer a fazê-lo.

Fui à cozinha, hoje à tarde, e comecei o preparo deste bolo. Aproveitei os intervalos das provas das Olimpíadas para isso, porque eu sou uma viciada nesses jogos. Não perco nada! Nem tiro com arco!
Pois bem... Não fui tão veloz como o Usain Bolt correndo nos 100m livre, mas afirmo que fiz o bolo rapidinho. Super simples!

Amei o resultado. Super diferente o sabor. A gente vai comendo comendo comendo... Ele é delicioso! Cria-se uma casquinha crocante de amêndoas na superfície. A massa é macia e o sabor maravilhoso. 

Recomendo 100%. Enjoy!




BOLO DE AMÊNDOAS
  • 1 colher (sopa) de manteiga bem amolecida
  • 6 colheres (sopa) de amêndoas fatiadas [eu coloquei umas 10 colheres. Assim criou uma casquinha bem crocante].
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

  • 110g de amêndoas inteiras
  • 1 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/4 colher (sobremesa) de sal
  • 3 ovos grandes
  • 100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 colher (sobremesa) de fermento em pó


Untar uma fôrma de 20cm de diâmetro com 1 colher de sopa de manteiga amolecida. Passar a manteiga por todos os cantos. Em seguida espalhe as amêndoas fatiadas no fundo e nas laterais da fôrma. Polvilhe as 2 colheres de sopa de açúcar por cima das amêndoas. Reserve a forma.

Preaqueça o forno a 180ºC.

Processe as amêndoas inteiras com o açúcar e o sal até que fique tudo bem triturado. Adicione os ovos, a manteiga e bata bem. Acrescente a farinha de trigo e o fermento até obter uma massa homogênea.
Se você não tiver um processador muito grande para fazer a massa toda; pode processar as amêndoas com o sal e 1 colher de sopa de açúcar em uma processador menor. Depois transferir tudo para uma bacia e bater com o auxílio de uma batedeira ou na mão mesmo.

Mas voltando a vaca fria... Depois de já ter a massa do bolo pronta, colocá-la na fôrma já preparada. Levar ao forno preaquecido por 40 min. Cheque com um palito espetando-o no centro do bolo, porque ao fazer isso ele tem que sair seco.

Deixe o bolo esfriar totalmente. Passe uma faca rente as laterais da fôrma para soltar o bolo antes de desenformá-lo um prato.




4 comentários:

  1. Esse bolo deve ser maravilhoso Carol!!! Fiquei morrendo de vontade!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas que maravilha de aspecto tem o teu bolo, tão bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, cheguei aqui ao procurar receitas de bolos com amêndoas. Fiz este seu pela primeira vez há umas duas semanas, todo mundo AMOU. Pronto, agora estou fazendo de novo, uma receita dobrada, que será o meu bolo de aniversário e que, coincidentemente cai no dia 5 de agosto, data em que vc postou a receita no ano passado. Obrigada pelo presente involuntário ehehehehe Adorei a receita, realmente um arraso! Parabéns! Abraços, Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Carol vou fazer hj. Quero levar na casa da sogra amanha, no almoco de domingo. Moro na Italia, e tenho medo de nao gostarem dos "nosso" bolos convencionais, cenoura, chocolate, formigueiro etc..
    Pensei num bolo de amendoas por ser sofiscado e chique, rs..
    Quem sabe ganho uns pontinhos com a sogra, kkkk

    ResponderExcluir