Brigadeiro duro? É possível salvar...




Nem sempre as coisas dão certo na cozinha. Dia desses eu "errei a mão" feio. Fui fazer brigadeiro... Algo simples para quem faz bolos elaborados né? Era o que eu pensava.

Tudo começou assim...
Meu irmão ama brigadeiro. Apesar dos seus 30 e poucos anos, ele continua aficionado por essas doces bolinhas negras cobertas com granulado. Então, para agradá-lo (ou mimá-lo) fui fazer . Resolvi utilizar o micro-ondas, mas estava tão surtada que abstraí a existência da tecla "brigadeiro" neste eletrodoméstico. Ou seja, eu fui colocando mais e mais minutos... Sempre achando que estava muito mole. Quando eu achei que estava bom já era tarde demais. Para enrolar os brigadeiros a tarefa foi um pouco árdua. A massa estava resistente. Tinha virado aquele brigadeiro que gruda nos dentes. Nada demais né? 
Só que com o passar das horas foi ficando cada vez mais duro. No final do dia, se eu pegasse esse brigadeiro e jogasse em alguém até poderia causar um traumatismo craniano! Fiquei arrasada!! 

Como dizem: não há nada que uma boa noite de sono não possa resolver. No dia seguinte, resolvi arriscar e tentar dar um jeito nessas pedras de chocolate. Foi então que surgiu o  Creme com Brigadeiro Duro!
Um creme saboroso, com o puro sabor de brigadeiro, coberto com creme de baunilha e castanha de caju. Voilá!

Mas se vocês perceberem que perderam o ponto do brigadeiro, enquanto ele ainda está mole, é só colocar um pouquinho de leite para amolecê-lo. Não precisa transformar em outra coisa. Ainda pode continuar sendo o bom e velho brigadeiro.

É isso aí. Não dá para acertar sempre!


CREME COM BRIGADEIRO DURO
  • os brigadeiros duros inteiros (fui tentar cortar e quebrei uma faca!)
  • leite a gosto
  • creme de baunilha (não sabe como fazer? basta clicar Aqui)
  • castanha de caju
Colocar, numa panela, os brigadeiros e o leite. Ir mexendo, em fogo médio, até os brigadeiros dissolverem. O importante é não colocar muito leite logo de primeira. Porque corre-se o risco de pôr leite demais e ficar muito mole. O ideal é ir pondo aos poucos até adquirir a consistência desejada.
Depois que os brigadeiros dissolverem, obtendo-se um creme, colocar em potinhos de vidro. Pôr 1 colher (sopa) de creme de baunilha sobre o creme e despejar castanha de caju picada. 
Levar á geladeira para gelar. Servir com sorriso no rosto, já que você salvou a sua honra na cozinha com uma deliciosa sobremesa.

12 comentários:

  1. Eu já percebi que várias das origens das receitas começam com alguma coisa relacionada à mim :)

    Ass. Manão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhh.. Você lê o meu blog?rs
      Ué Manão, você é uma grande influência na minha vida. Irmão mais velho é a origem de muitas coisas.
      Bjs

      Excluir
  2. Carol, as coisas são assim mesmo, quantas e quantas receitas a gente perde ou reinventa!
    Estou adorando estas suas novas receitinhas.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola,

      Eu entrei em parafusos por ter errado o ponto do brigadeiro. Ele não ficou levemente duro. Eu praticamente criei uma arma mortal, quer dizer, uma sobremesa mortal.rs
      Mas cozinhar é assim. Dias erramos e dias acertamos.
      Que bom te ver por aqui.
      Beijão

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Luisa Alexandra.
      Acho que as pessoas precisam disso.. ;)
      A salvação existe!

      Bjs

      Excluir
  4. Nossa muito bom, meu brigaddeiro tinha ficado duro, vim nesse blog segui os passos e deu tudo certo, muito obrigada, mil beijos, Luana

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Resolvi fzr uma receita nova de bolo de cenoura só que para isso precisava do brigadeiro enrolado, e o resto vou utilizar para a cobertura mas tinha que descobrir como amolece-lo! Obg pela dica deu certo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi eu tô vendendo brigadeiro faz alguns dias,eu fiz o brigadeiro enrolei as bolas coloquei na for minha e ficou duro será que meus clientes vai gostar,esse é o jeito de comer?

    ResponderExcluir
  7. Carol coloquei nageladeira e agora ta puxa puxa coloco novamente no fogo com leite

    ResponderExcluir
  8. O meu brigadeiro ficou puxapuxa depous de ter colocado na geladeira e agora coloco no fogo com leite

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela dica!
    o meu tambem tá de matar um, primeira vez no blog e já sou fã.bj

    ResponderExcluir