Filé de Frango Empanado

Tá bom... Eu sei que é fritura. Também não esqueci que sou nutricionista. Mas vou confessar que eu acho as preparações fritas uma delícia! O sabor e a crocância geram ondas de prazer no meu cérebro! Fazer o que... Antes de ser nutricionista, eu já havia sido corrompida.
O importante é não comer todos os dias. Porém, ninguém é de ferro. E de vez em quando... Eu encho uma frigideira com óleo, com toda a minha convicção, e coloco o alimento ali. Depois fico apreciando o barulhinho..tshiiiiiiiiii...E voilá! Eu esqueço de tudo e como sem culpa.

Essa receita de filé de frango é uma das que eu mais gosto. Rápida de fazer, o peito de frango fica molhadinho e saboroso. Para não ficar uma refeição muito calórica, eu fiz uma salada de couve-flor para acompanhar.

Bon apetit. Até...

FILÉ DE FRANGO EMPANADO

Ingredientes:
  • 1,0 Kg de filé de peito de frango
  • tempero a gosto [eu utilizei sal, alho e ervas]
  • Óleo para fritar
Massa para empanar
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
Modo de preparo:
  1. Temperar os filés de peito de frango. Reservar.
  2. Para fazer a massa de empanar: misturar tudo até obter uma massa homogênea.
  3. Passar os filés na massa e depois fritar em óleo quente.

DICA: Para fritar, use o óleo de soja mesmo. Apesar dos outros óleos serem melhores para a saúde, se usá-los para fritar vão estar jogando dinheiro no lixo.
Digo isso, porque os óleos [de canola, de girassol, de milho, etc], ao serem usados para fritar precisam atingir uma temperatura muito alta (180ºC). Nessa temperatura alta, é como se eles se transformassem em óleo de soja. Ou seja, as substâncias dentro deles mudam de estrutura. Então, não adianta utilizar bons óleos para fritura, porque eles mudam e ficam como o óleo de soja.
Os óleos de canola, de milho, de girassol são ideais para qualquer outra forma de preparo [refogar, cozinhar, assar, etc], exceto fritura.





7 comentários:

  1. Eu aaaamo empanados...rsrs foco resistir ne???rsrs

    Muito bom
    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de frango!
    Eu adoro empanado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ahhh... de vez em quando, agente merece!!
    Uma delícia mesmo esse franguinho empanado.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha!
    Ficou com um aspecto mesmo apetitoso e suculento.

    ResponderExcluir
  5. Olá CArol! Vim retribuir a visita e gostei mt de seu blog! Também estou com a parceria da Mococa em meu blog por isso não posso participar da sua promoção! :( Parabéns pelo blog! bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro frango assim...um vinagrete pra acompanhar essa couve flor pra mim tá bom d+...
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou uma delicia...
    Adoro empanado :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir