Pimenta Biquinho


Em Tiradentes, vende-se pimenta biquinho em cada esquina. Além disso, caso vá comer em um restaurante a la carte, eles colocam sobre a mesa essa porção de pimenta.

A pimenta biquinho ou pimenta-de-biquinho é uma pimenta que ficou famosa e popular muito rápido no Brasil. Porque ela possui baixa ardência, permitindo o consumo de forma mais agradável [ inteiras como aperitivo, conservas de vinagre, etc].

Abaixo segue receita de como fazer pimenta biquinho em conserva. Em Tiradentes, um vidro de 300 g custa aproximadamente R$8,50.

Beijos no coração.

P.S: Pessoal estou um pouco ausente, porque comecei a trabalhar em um hospital. Então fiz dois dias seguidos de plantão. Mas já estou me organizando para voltar firme e forte para cá.

100 gramas de pimenta-biquinho contêm:

> 27 calorias
> 92,1g de água
> 0,89g de proteínas
> 0,19 g de lipídios
> 2 g de fibras
> 6,4 g de carboidratos
> 0,3 g de minerais
>190 mg de vitamina C

(*) Fonte: Embrapa Hortaliças

CONSERVA DE PIMENTA-BIQUINHO
1 copo (americano) de vinagre branco
1 copo (americano) de cachaça
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Pimentas selecionadas
1 Prepare uma calda com vinagre, cachaça e açúcar, e leve essa mistura para ferver por 2 minutos. 2 Branqueie as pimentas: coloque-as na água fervente e deixe-as ferver por cerca de 20 segundos. 3 Retire-as da água e, imediatamente, transfira para um recipiente com água gelada. 4 Em seguida, acondicione as pimentas em um vidro esterilizado e conclua com a calda quente por cima; se quiser enriquecer o sabor, acrescente à conserva dentes de alho ou cebola. 5 Tampe o vidro e leve-o ao fogo, com a boca virada para baixo, em uma panela com água e uma flanela por baixo do vidro até ferver. 7 Tire da água e somente depois leve a esfriar, para que o vidro não estoure.

(*) Receitas do chef Maurício Ganzarolli

5 comentários:

  1. plantei vários pezinhos dessa pimenta pois adoro!
    são deliciosas em saladas!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Carol, para mim que adoro pimenta essa conserva é demais!Nunca fiz em casa mas vou testar!
    bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Sou fã da pimenta biquinho! Aqui no sul quase não se achava pra vender há um tempo atrás, mas felizmente agora elas apareceram no supermercado e sempre tenho um vidro na geladeira! Não achei ainda pra vender "in natura", mas quando achar, vou comprar para fazer esta conserva, pois as que comprei por aqui são muito ácidas... beijos, Ju

    ResponderExcluir
  4. Adoro pimenta. De todas as variedades. Em conserva também aprecio muito. vou levando a receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho 5 pés plantados em casa e elas carregam muito. Vou fazer a conserva para aproveita-las. Amo essas pimentinha. Coloco em tudo que vou cozinhar.

    ResponderExcluir